quarta-feira, 14 de março de 2012

A Linhaça Dourada


A Linhaça Dourada é ainda mais completa e rica em ômega 3, ômega 6 e ômega 9, e por ser orgânica é mais cara. Uma substância chamada Lignana, atua na destruição de células mal formadas, ou seja, manda a célula doente se destruir. Por isso use a linhaça como uma arma preventiva

O segredo está na casca!

Na casca dela se concentram proteínas, vitaminas e minerais. Mas, como a casca é muito dura, nosso aparelho digestivo não aproveita bem os nutrientes quando ingerimos a semente inteira. Por isso, a linhaça em forma de farinha é mais benéfica. Você pode comprá-la pronta (dê preferência à farinha estabilizada), mas, para não haver perda de nutrientes, o ideal é triturar as sementes na hora de consumir. As fibras presentes na casca diminuem a fome e estimulam o intestino a trabalhar.

Quando ingerida em forma de farinha, controla o colesterol, regula o intestino e elimina a gordura do corpo.

Uma colher de sopa por dia, a qualquer horário, para um bom funcionamento do intestino, tome em jejum com água

Bata-a em um liquidificador. Guarde-a na geladeira em um recipiente limpo e seco, bem fechado e a consuma em no máximo 7 dias..
Mas prepare apenas o que for usar na hora e consuma em seguida.

Também existe o óleo de linhaça que é um dos alimentos mais ricos em Omega 3 e Omega 6. Tempere saladas que ficarão deliciosas!

As fibras (presentes na casca da semente) controlam os níveis de açúcar no sangue e, com isso, amansam a fome. Mulheres obesas passaram a consumir uma mistura de iogurte com quatro colheres de sopa de linhaça no café da manhã. Elas sentiram menos vontade de comer ao longo do dia, economizando no total de calorias diárias.

O ômega 3 também ajuda a reduzir o apetite. Porém, sua principal contribuição é combater a inflamação nas células, deixando o organismo menos propenso a acumular gordura. Já as lignanas dão uma segurada nos hormônios que, na TPM, aumentam a fissura por doce. Mas é importante saber: não adianta lembrar da linhaça uma vez ou outra. Você tem que se comprometer a consumi-la todos os dias no café da manhã, misturada a iogurte, sucos, frutas ou, ainda, polvilhada nas saladas ou no arroz. Outra opção é seguir o cardápio. Ele combina a semente com refeições equilibradas e leves. Com essa fórmula, pode apostar: você consegue emagrecer até 6 quilos em um mês.

Poderes extras
Mais do que emagrecer, a linhaça faz bem à saúde e à pele. Veja do que ela é capaz.

• Hidratar a pele: após um mês comendo diariamente a semente triturada, a pele menos ressecada. Vermelhidão e escamação também diminuíram. Os pesquisadores associam esses efeitos à ação anti-inflamatória do ômega 3.

• Proteger o coração: a linhaça ainda carrega ômega 6, que, em harmonia com o ômega 3, reduz o mau colesterol, o LDL, responsável por estragos nas artérias. Mais: essa dupla tem poder antioxidante, que, junto com a vitamina E (também presente na semente), barra os radicais livres.

• Amenizar os sintomas da TPM: as lignanas combatem os sintomas (cólica, ansiedade) típicos da pré-menstruação. Esse fi toquímico também ajuda a restabelecer os níveis de estrogênio, hormônio feminino que cai drasticamente quando a mulher deixa de menstruar, diminuindo a capacidade de renovação das células.

Semente de linhaça x farinha de linhaça x óleo de linhaça

Os três possuem os mesmos benefícios e a única diferença é a maneira de consumi-los

O óleo de linhaça encontrado em cápsulas é uma alternativa aquela que preferem uma solução rápida, prática e sem gosto, basta ingerir a cápsula de óleo de linhaça diariamente para obter os mesmos benefícios.

Não exagere!

A linhaça deve ser incluída aos poucos na alimentação, já que ela amolece muito as fezes. No início, consuma uma colher de sopa três vezes na semana. Quando seu intestino estiver adaptado, passe para uma colher por dia, depois para duas ou três. Nunca ultrapasse a quantidade de três colheres ao dia porque, em excesso, a semente da linhaça pode atrapalhar a absorção de outros nutrientes fundamentais ao organismo. Além disso, há suspeitas de que, em altas doses, a linhaça seja prejudicial ao funcionamento das nossas células.




Nenhum comentário:

Postar um comentário