quarta-feira, 14 de março de 2012

CHIA OS 13 MOTIVOS PARA CONSUMIR


13 motivos para consumir CHIA é mais poderosa do que a linhaça e promete secar até 3 kg em 2 dias!

O poderoso grão possui...
· 2 vezes mais potássio do que a banana
· 3 vezes mais ferro do que o espinafre
· 6 vezes mais cálcio do que o leite integral
· 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão
· 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água
· 15 vezes mais magnésio do que os brócolis

Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.

Como incluir a chia na alimentação diária?
 Pode ser consumido puro ou misturado a frutas,  em vitaminas ou no prato de feijão, sopas e saladas. Já o óleo (em temperatura ambiente) pode ser misturado com azeite no tempero da salada.  O ideal é comer uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes das refeições

Quando devo consumir?
Para emagrecer, coma o grão uma hora antes do almoço e uma hora antes do jantar. Para obter os benefícios à saúde, acrescente-o à comida. E não exagere no consumo. Uma colher de sopa por vez é o suficiente.

A porção diária recomendada é de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa.
Caso você passe um pouco dessa recomendação, não há grandes problemas, mas é importante não exagerar e manter sempre a dieta equilibrada, pois a chia é um tanto calórica - são 164 calorias por porção da semente.

Como conservar o grão?
Depois de aberta, a semente deve ficar em um pote de vidro, dentro da geladeira. Em forma de óleo, a chia deve ser conservada na geladeira ou em algum local fresco, como o armário.

Efeito tira-fome, Emagrece
 Essas fibras ajudam a regular o trânsito intestinal, evitando ou tratando a prisão de ventre. "Ela também proporciona mais saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago forma uma espécie de 'gel' que dilata o estômago, ajudando também no emagrecimento".
Mas atenção: ela só funciona para quem bebe bastante líquido. Que tal carregar uma garrafa d'água o dia todo com você?

 Ômega-3, o amigo do coração  Controla a pressão  Melhora o humor
É, sem dúvida, o carro-chefe nutricional da chia. É responsável por afastar de perto as doenças cardiovasculares. Ela reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, diminui o colesterol circulante no sangue e também aumenta a sensibilidade à insulina. Além de todos esses benefícios, o ômega-3 é importante para fortalecer o sistema neurológico, além de evitar depressão e aumentar a absorção de nutrientes. reduziram os níveis de ansiedade  e agressividade
O grão regula a pressão arterial e reduz as taxas de colesterol e triglicérides.
Redução da glicose e, por isso, previne o diabetes", As fibras do grão diminuem a velocidade com que o açúcar é absorvido no organismo.

Mais cálcio que o leite
O cálcio presente na chia ajuda na formação da massa óssea, evitando a osteoporose. A semente de chia (25 gramas) tem cerca de 21% das nossas necessidade diárias de cálcio.

Mais ferro que o espinafre
Para quem sofre de anemia,  100 gramas da semente de chia oferecem três vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre.

Proteínas para os músculos
100 gramas da semente de chia carregam 16g de proteína em sua composição.  A vantagem da superdose é que a semente ajuda na manutenção de massa muscular, fornece mais energia para as células nervosas e ainda pode complementar as necessidades proteicas - uma porção da semente de chia tem 8.6% das nossas necessidades diárias nesse nutriente.

Carrega magnésio
funcionamento do nosso cérebro e ligações cognitivas, o magnésio também está muito presente na semente de chia.

vitamina A para os olhos
Ela melhora sistema imunológico e protege a pele e os olhos contra o processo de envelhecimento
Atua contra as agressões dos raios ultravioleta do sol, diminuindo a inflamação do local. E, além disso, combate o envelhecimento precoce. Deixa a pele mais bonita

Potássio contra câimbras
Esse nutriente tem grande participação na ação muscular,  100 gramas da semente de chia têm duas vezes mais potássio que duas bananas grandes. Nesse caso você pode até consumir a dupla junto, garantindo potássio de sobra para a atividade física.

Vitaminas do Complexo B
A semente de chia também possui em sua composição a niacina, a tiamina e a riboflavina, todas vitaminas do complexo B. Elas são fundamentais para o pleno funcionamento do nosso sistema nervoso,

Antioxidantes contra radicais livres
combate o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenças, inclusive o câncer de mama

Manganês extra
 estimula o crescimento dos ossos e do tecido conjuntivo

Cheia de zinco
melhora nossa imunidade, paladar, olfato e visão. Também promove a liberação do hormônio do crescimento e ajuda na formação de colágeno.

Rica em cobre
"Ele facilita a absorção do ferro, é catalisador na formação da hemoglobina, melhora imunidade e ajuda na formação de elastina e colágeno", 

Nenhum comentário:

Postar um comentário